Eletrobras propõe mudança da data-base e reposição imediata de 50% do IPCA

Na segunda rodada de negociação salarial com representantes sindicais, a Eletrobras apresentou proposta de transferência da data-base de seus empregados de maio para outubro. A empresa aplicaria de imediato a correção de 50% do Indice de Preços ao Consumidor Amplo sobre salários e benefícios. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 8 de junho, em Brasília.

A discussão sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados ficou para uma próxima reunião com a empresa, marcada para o dia 16. No dia 22 de junho, dirigentes de sindicatos e de federações dos eletricitários vão se reunir para discutir o acordo coletivo de trabalho.

“Vamos encaminhar para as assembleias essa proposta”, informou o presidente da Federaçao Nacional dos Trabalhadores em Energia e Meio Ambiente, Eduardo Annunciato, o Chicão. Ele confirmou que se os trabalhadores não concordarem com a mudança proposta pode ser aprovada uma paralisação nos proximos dias 14 e 15. Segundo Annunciato, a Eletrobras já sinalizou que a parte incontroversa do PLR poderá ser paga. A participação nos resultados foi fechada no acordo intermediado ano passado pelo ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho.

O diretor da Federação Nacional dos Urbanitários Fernando Pereira também confirmou que os pontos da reunião de hoje serão levados às assembleias, que acontecerão de 9 a 17 de junho. Por enquanto, não há indicativo de greve para os trabalhadores dos sindicatos filiados à FNU.

O diretor de Administração da Eletrobras, Alexandre Aniz, confirmou a apresentação da proposta aos líderes sindicais e fez uma avaliação positiva do encontro. “A reunião de hoje foi muito positiva e correu num clima respeitoso. A Eletrobras entende que seus colaboradores estão se esforçando neste momento de dificuldades por que passamos e, por isso, a companhia está empreendendo todos os esforços para valorizá-los nessa negociação”, disse Aniz.

Reprodução: Agência CanalEnergia

Quinta-feira, 09 de Junho de 2016
VOLTAR ÀS NOTÍCIAS